Do Instinto à Consciência  -  O Plano Mental

 

 

 

Do Instinto à Consciência

 

Uma Jornada da Alma em

busca de Iluminação

 

Uma viagem pela Consciência

No Plano Mental

 

 

Série Portal de Aquário

 

 

 

 

 

 

 

 

Da Série Portal de Aquário

Reg. Biblioteca Nacional: 490003

 

Eliseu Mocitaíba da Costa

 

Do Instinto à Consciência  

O Mundo Mental  -  Intróito

 

O Mundo Mental, Devakan ou ainda Mundo Celeste é considerado como o plano onde as idéias se tornam realidades espirituais, independente de qualquer religião ou conceitos particulares. É uma magnífica esfera de vida luxuriante, onde podemos residir tanto agora como depois da vida astral, nos intervalos dentre as encarnações.

 

Em primeiro lugar o estudante deve conceber a necessidade de obter a verdade capital e que em nosso Sistema de Evolução existem sete planos, níveis, mundos, esferas ou regiões, cada qual com sua matéria correspondente, de particular grau de densidade interpenetrando a matéria do plano imediatamente inferior, e envolta pela superior ou mais sutil.

 

Quando se qualifica os planos ou níveis não se quer evidenciar camadas de localização, porque na realidade, todos ocupam o mesmo espaço tendo como diferencial o estado de consciência do ser humano.

 

O Plano Mental é o nível onde se manifesta a vida celeste, um dos cinco planos com que a humanidade atual está relacionada, pois os dois níveis restantes além do sexto e o sétimo estão ainda muito distantes do alcance pessoal.

 

O Plano Mental reside sobre os Planos Astral e Físico, e está situado abaixo dos planos búdico (intuitivo) e Átmico.

 

O ser humano permanece a maior parte do tempo durante o decurso de sua evolução, a não ser que esteja muito atrasado.

 

De um modo geral a vida no Plano Mental dura em média, bem mais do que o maior período de vida física. Já nos indivíduos pouco evoluídos a duração é muito menor do que nos demais.

 

O Plano Mental é a morada permanente do Ego Superior, cujas descidas à encarnação são breves, ainda que em importantíssimos capítulos de sua careira evolutiva. Logo não será tempo perdidos os voltados a conquista de maior conhecimento possível da vida em outros planos, no período de confinamento no corpo físico.

 

A Consciência Mental é, extraordinariamente, mais ampla do que pode imaginar os seres humanos, e suas condições são tão diferenciadas, que ao querer expressá-las em linguagem comum, o estudante se encontra completamente perdido e só pode esperar que a sensibilidade dos amigos leitores supra a inevitável deficiência da narrativa.

 

O que parece evidente e causa grandes dificuldades de compreensão é que nesse Plano não existe espaço nem tempo, porque os acontecimentos que transcorrem no plano físico, sucessivamente, em lugares diferentes, neste plano ocorrem, simultaneamente, no mesmo lugar.

 

Pelo menos é o efeito produzido na consciência do Ego Superior, embora existam circunstâncias que favorecem a suposição de que a absoluta simultaneidade é comum a um nível ainda mais sutil, e que no mundo celeste é tão rápida a sua sucessão que parece ser ao mesmo tempo.

 

Assim, quando se diz que o indivíduo passa de um nível para outro, essa iniciativa não representa o menor esforço no espaço, senão, simplesmente, uma mudança de foco de consciência.

Cada ser humano em seu corpo físico tem em si matéria correspondente a cada um dos sete planos e corpo ou veículo correspondente a cada um deles, podendo facilmente usá-los quando souber manuseá-los.

 

Assim, o bom entendimento destas informações além do plano astral impedirá a confusão em que tem incorrido alguns estudantes entre o Plano Mental referente aos planos terrestres e outras esferas de nossa Cadeia de Evolução.